sábado, 5 de outubro de 2013

CEO da Coca-Cola e ajuda humanitária com sustentabilidade


Veja que só empresas neste nível de comprometimento com as pessoas e o planeta, como a Coca-Cola é, são capazes de investir e acreditar em projetos desta natureza.
Desta forma acredite nestas marcas, e não se deixe envolver por problemas pontuais criados por pessoas.
Vejam o que falou o presidente mundial da Coca-Cola em mais um projeto de inovação que ela abraçou.
Atrevo-me a dizer que quase todos que lerem este post tem acesso à água potável segura.
Vamos ser honestos: a maioria de nós não pensa duas vezes sobre este assunto.
Mas por quase um bilhão de pessoas hoje em partes da Ásia, África e América Latina, que esta aparente e simples amenidade do nosso cotidiano seria um tremendo luxo.
Como uma empresa cujo negócio é totalmente dependente de água, temos a consciência da crise mundial que enfrenta este precioso recurso natural . É por isso que estamos trabalhando em projetos com parceiros em negócios, governos e ONGs para encontrar formas de melhor proteger, preservar e melhorar o abastecimento de água potável do mundo. Na verdade, eu retornei recentemente de uma viagem à Libéria e África do Sul e vi de perto os problemas de poços quebrados e abandonados, rios poluídos e córregos, sistemas de água municipais inexistentes ou simplesmente precários. Estes também não são problemas isolados.
E ninguém mais sente este peso do que as mulheres e meninas da África. Na África rural, mais de um quarto de um dia de mulher é gasto buscando água em fontes distantes, muitas vezes cinco ou mais quilômetros de distância. As implicações para a saúde desta rotina, transportando contentores de 40 quilos sobre tais longas distâncias são igualmente surpreendentes. E agravando isso, a água que está sendo trazida de volta para as aldeias é muitas vezes suja ou contaminada com doenças mortais, os quais representam as mortes trágicas de mais de 2.000 crianças todos os dias! Nós não podemos sentar e deixar isso continuar.
Se você já conversou com uma mãe que perdeu seu filho de doenças transmitidas pela água ou já viu a desfiguração de uma medula espinhal causada por levar água a milhares de quilômetros ao longo de uma vida, e que possa acabar com essa experiência, e esteja determinado a ajudar.
Água ruim também tem implicações económicas e sociais enormes. Pense sobre isso: 40.000.000.000 horas de trabalho - e que me disseram é que cerca de 20 milhões de empregos em tempo integral estão perdidos pela coleta de água a cada ano. Isso é um precioso tempo sendo tirado de famílias, carreiras, sonhos e ambições. Em um mundo onde cada trabalho e vida é preciosa, não podemos continuar neste caminho. É insustentável para as mulheres e crianças, as nossas comunidades e nossa economia global.
Mas podemos mudar essa trajetória. A falta de acesso limpo e seguro a água disponível não é mais uma questão física ou técnica. Em vez disso, é uma questão de logística, financiamento, eficiência e política. Nossos problemas de água são solucionáveis . Ao mesmo tempo, porém, entendemos que o acesso à água limpa é apenas um dos muitos desafios enfrentados pelas comunidades carentes.
É por isso que eu estou realmente animado sobre o nosso programa EKOCENTER , que revelou esta semana na Iniciativa Global Clinton , em Nova York , juntamente com o nosso amigo , o grande inventor americano Dean Kamen, e os nossos parceiros respeitados da IBM, Banco Interamericano de Desenvolvimento , McCann Saúde , NRG Energy, Qualcomm, TechnoServe e UPS .
EKOCENTER é um conceito simples . Na verdade, ele é construído dentro de um contêiner. Possui um destilador de água a energia solar - o Slingshot - desenvolvido por Dean que pode transformar água suja de quase qualquer fonte em 850 litros de água potável por dia. Isso é suficiente para cerca de 300 pessoas. EKOCENTER também pode fornecer carga de telefone, satélite uplink, produtos para o lar, alimentos e bebidas e refrigeração de medicamentos.

Em suma, pode hidratar uma pequena comunidade e oferecer os benefícios da moderna tecnologia e bens de consumo. Nós também gostamos de pensar nela como uma "startup em uma caixa ", como ele vai dar emprego para os empresários locais , muitos dos quais serão mulheres e jovens trabalhadores.
Na Iniciativa Global Clinton , esta semana, nos comprometemos a colocar 1.500 a 2.000 EKOCENTERs e sistemas de purificação de água Slingshot em comunidades em toda a América Latina, África, Ásia e América do Norte até 2015. Estes irão complementar os dois programas -piloto que já lançados no Paraguai e África do Sul, onde tive o privilégio de abrir o primeiro EKOCENTER durante a minha visita lá.
Enquanto este é um relativamente pequeno primeiro passo, acho que é um passo importante para a criação de valor compartilhado em muitas comunidades ao redor do mundo , onde vamos orgulhosamente capacitar mais mulheres e jovens, na criação de comunidades mais sustentáveis , saudáveis e produtivas.
Eu adoraria ouvir seus pensamentos e potencial interesse em se envolver conosco neste importante trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário