News 2012

ANATEL X CHIPS - QUAL A SUA POSIÇÃO?



Onde estão os consumidores (usuários) de telefonia celular do Brasil, que não tem se manifestado como deveria de se esperar com o bloqueio das vendas de chips e planos pela ANATEL em cima da Cias de telefonia? Não conheço nenhum consumidor que esteja satisfeito com tudo que ai está em se tratando de serviços prestados, ao contrário, vejo com muita frequência reclamações de todas as empresas citadas: Oi, Claro, TIM, não podendo deixar de fora a VIVO, que em alguns estados está mais morta do que viva, apesar de não ter sido envolvida nesta situação.
Há muito tempo que tenho sentido os famosos pontos cegos dentro das capitais, imagina nos interiores deste imenso país, as quedas de sistema, os planos de ligações de R$ 0,25 por ligação, que nos horários que você mais precisava não funciona, o que nos leva loucamente fazer repetidas ligações para concluir uma conversa, saindo dos tais R$ 0,25 para R$ 2,50 o barato neste caso, ficou muito, muito caro. 
Sem falar no atendimento ao cliente que é estrategicamente montado para não atender bem, ou seja, ninguém resolve nada, as famosas frases: Não é com o meu setor Srº ou Srª vamos transferir para o setor responsável, e por ai vai... se for para cancelar uma linha, esqueça, a não ser que você tenha no minimo umas três horas disponíveis, se a ligação não cair, ou for desligada propositalmente, ou mesmo a famosa frase o sistema caiu, ou está muito lento, e quando você passa cerca de 2 a 3 horas tentando falar, consegue um atendimento, e depois de passar mais uma hora explicando o seu caso, passando necessariamente por várias atendentes, sempre é claro repetindo toda sua história, até que quando você pensa que vai encerrar o atendimento com a resolução do seu problema, a linha cai, e você não acha nunca mais a mesma atendente, e muito menos as suas reclamações, pois elas não foram registradas, neste caso tenha paciência... comece tudo novamente.
Outra coisa delicada é quando você reclama de algum serviço e ou produto, e ninguém tem o interesse de resolver, ai você resolve cancelar seu contrato com aquela empresa, e nos finalmentes a última atendente oferece tudo que você precisava, e até o que você nunca sonhou, e é neste ponto que nós estamos tão sofridos, humilhados, que não aceitamos nada, e a empresa perde mais um dos milhares de clientes... 
Lembramos aos experts de marketing destas empresas que para manter um cliente atual é mais barato do que conquistar um novo cliente.
Poderia escrever muito mais exemplos e vivências desagradáveis, mas acredito que o que mais acontece foi falado.

Quero deixar aqui o registro que a ANATEL tomou a decisão correta, um pouco tarde, mas resolveu fazer o papel dela, e cabe a nós falarmos sobre e fortalecer o debate, pois se não ficarmos atentos, podemos continuar nesta situação.
Diante este cenário, uma coisa tenho certeza, as coisas vão melhorar sim, basta monitorarmos, cobrar e reclamar quando for necessário.

A OUTRA FACE DOS EXECUTIVOS




Dentre variadas conquistas vivenciadas no mundo corporativo, quero hoje dividir com todos os profissionais que tive o prazer de trabalhar, aprender e dividir experiencias, os meus questionamentos de hoje.
É muito importante conviver com todas as hierarquias de colaboradores nas empresas ao qual passamos, desde os da limpeza a presidentes. Todos eles podem com certeza nos deixar novos aprendizados importantes, não só na vida, mas principalmente nos processos que envolvem estas empresas.
Nossas vidas se tornam muito especiais se dedicamos nosso foco e  a atenção nas pessoas e nos detalhes, pois é desta forma que aprendemos muito mais, e construímos carreiras sólidas, experiências mágicas e inesquecíveis.
As grandes empresas nos trazem oportunidades de aprendizado e crescimento profissional incomparáveis, isto é um fato, seja por conta de suas estratégias bem elaboradas, seus investimentos em marketing, desenvolvimento de seus gestores, como suas marcas.
Minha preocupação hoje é com a distância que vemos do poder executivo das empresas e as operações propriamente ditas.
É no chão de fábrica, nas gerencias, coordenações, supervisão, nos vendedores e promotores (repositores) de loja, que se encontram nosso sucesso e ou nosso fracasso, fiquem atentos.
Esta distância é tão grave que afeta seriamente os resultados e as tomadas de decisão, na maioria das vezes desmontando o seu Business Plan, acarretando em resultados medíocres e equipes desestimuladas, perdendo-se marcas e mercados, tempo e muito dinheiro.
Muitos executivos adoram ficar em suas salas desfrutando do conforto de suas cadeiras, seus notebooks, conversas compridas pelo celular, enquanto a concorrência trabalha em silêncio sem piedade destruindo suas ações, estratégias, posicionamento e suas marcas.
Que tal fazermos um teste experimental: troque as roupas requintadas pelo jeans e camisa, coloque uma máquina digital no bolso, seu vendedor no carro e vá ao mercado, visite alguns pontos de venda, converse com seus clientes, observe a execução da sua equipe, tire algumas fotos, e anote as boas práticas suas, e da concorrência, como também os pontos de melhoria, monte uma pequena apresentação para sua equipe e debata onde estão as oportunidades de melhoria, garanto que seus resultados e os da sua equipe vão te surpreender.

Boas vendas e bom trabalho!


PERFIL DO GESTOR




Há muitos anos desenvolvendo equipes e formando profissionais de alta performance vamos percebendo que muitas empresas e gestores vem se distanciando do mercado e de suas equipes, e acabam se dedicando apenas a acompanhamentos e relatórios, trocando a operação no campo, pelas demoradas análises de resultados.
Não estamos aqui afirmando que realizar análises e acompanhamentos de resultados, e ou performances de suas equipes é um erro, e que devemos abandonar esta prática em detrimento apenas do mercado; o que queremos enfatizar é que gestão, é um conjunto de ferramentas que passa por estratégias, entendimento e valorização de pessoas, treinamentos específicos, execução, acompanhamento, conhecimento do mercado e do seu negócio.
Buscar perceber a movimentação da concorrência, conversar com os donos de ponto de venda, acompanhar o vendedor na rota, sair com o supervisor, fazer coaching, desenvolver equipes, entender clientes, combater a concorrência, negociar e apresentar uma proposta de venda, conhecer e oferecer seu portfólio e as  atividades comerciais é de suma importância para alcançarmos os resultados esperados.
Muitas equipes ficam apáticas, porque estão presas a gestores sem liderança, motivados apenas por cobrança, e que não contribuem em nada para o desenvolvimento do negócio, de suas equipes e mercados, não conseguindo sugerir estratégias assertivas e políticas comerciais sustentadas.
O gestor moderno não trabalha por batimento de metas, mas pelo desenvolvimento de seus colaboradores, motivando-os a darem mais do que se acham capazes, criando equipes apaixonadas pelo que fazem.
Bater meta é consequência de todo um esforço dedicado na construção e desenvolvimento de pessoas e mercados.
Comprometimento, objetivos claros, persistência e foco, esta é a finalidade da gestão de negócios.

ASSESSORIA PESSOAL



Nestas últimas eleições confirmei o que a algum tempo tenho percebido no show business  com artistas, empresários, e agora com os candidatos as eleições, faltou e falta muita assessoria de verdade, decente, profissional.
O que estes profissionais precisam é de uma assessoria comprometida,  audaciosa, de visão, preparada, focada, que conquiste o assessorado pela determinação na obtenção de resultados, seja para com sua imagem, agenda, pronunciamentos, vida pessoal, posicionamentos, uma assessoria que seja respeitada, entendida, que seja livre, confiante, e possa exercer seu trabalho com abertura, sem melindres, e meia conversas.
Vi muito candidato a governo perder eleição por completo despreparo da assessoria, sem nenhuma capacidade de ler os eleitores, o cotidiano, visão ampla, sair da caixa, olhar o todo, tomar o rumo melhor, aproveitar as oportunidades ao seu redor, ser maior, pensar grande, assim muitos perderam as eleições por falta de uma assessoria livre de influências partidárias, focada na observação das oportunidades e dos perigos a frente, olhando de fora pra dentro, caminhando e penetrando nos pequenos gestos, na movimentação ao seu redor, parando de escutar opiniões ultrapassadas, com pensamentos e iniciativas sem resultados, que muitas vezes prejudicam o caminhar do candidato, da campanha, o crescimento, e levam muitas vezes ao fracasso.
Candidatos a presidência da república perdem eleições por incompetência de sua assessoria, não sabem aproveitar as oportunidades, jogam todas fora, e não foram poucas, caminhando para a derrota, levado por opiniões de velhos caciques que não entendem de nada que seja novo, só conhecem o velho jeito de fazer politica, e campanha eleitoral que não mais funciona, e os resultados são os mesmos, muitos deles perderam o bonde, e acredito será muito difícil voltarem ao poder em outra oportunidade, não perceberam que os eleitores mudaram o jeito de votar, seus valores, e o resultado não poderia ser diferente, muitos se foram, para nunca mas voltar.
Os atores, atrizes, cantores são outros que muitas vezes por falta de uma assessoria decente se metem em confusão, mancham suas imagens, perdem carreiras, somem do mercado por falta de um profissional sério que possa levá-lo a ver o outro lado dos perigos e das oportunidades da carreira, dos contratos, dos eventos, de tudo que gira em torno destes.
Muitos assessores só pensam em se dar bem, passar uma chuva, tirar o máximo de proveito destes, percebem as dificuldades de seus tutelados, mas preferem deixá-los afundar, sem nenhum pudor, não estendem uma única mão em direção aos seus, afim de salvá-los de seus fracassos, são incapazes de desviá-los das armadilhas futuras que se apresentam, e insistem em deixá-los a deriva no mar de aproveitadores e de caminhos tortuosos que surgem para atrapalhar o bom desempenho destas carreiras.
Compromisso e profissionalismo está longe de muitos, e os que confiam a estes suas imagens, campanhas, nome, empresas, marcas, acabam perdendo tempo e dinheiro, enquanto estes não estão nem ai para os resultados que suas incompetências possam causar.
Não estou falando de políticos, empresários, artistas e muitos outros iniciantes, estou falando dos conhecidos, famosos, inteligentes, estáveis, estes tem que prestar mais atenção em quem confiar suas carreiras e empresas, o mundo mudou, o velho jeito não funciona mais, já passou da hora de buscar novos desafios e novos profissionais, os que fizeram fama não querem mais ralar, querem apenas contratos milionários e não dão as devidas contra-partidas, não tem nenhum compromisso.
Procurem profissionais mais sérios, são poucos, mais existem, e podem mudar suas vidas e suas carreiras com muito mais segurança e resultados esperados.

O NATAL COMEÇA, QUANDO O OUTRO TERMINA


O Natal para muitas empresas começa quando o outro termina, afina de contas, este é o melhor momento do ano para o varejo, e não estou falando de planejamento e estratégias, estou falando da ação propriamente dita, na loja, na mídia, no sangue da equipe. O  mercado é muito dinâmico e se você deixa para última hora sua decisão, o que vai fazer? Demorar a colocar a sua empresa na rua? Já foi, você acabou de perder a melhor oportunidade do ano em vendas.


Não é só chamar sua equipe e falar, compra uma árvore de natal nova, umas instalações coloridas, bolas de tamanhos e cores diferentes e colocar no caixa, ou comprar o gorro do Papai Noel, colocar na equipe, que tá tudo pronto! Engano total e perda de tempo.
Tem que ser criativo, antecipar-se aos fatos, pesquisar concorrentes, novos materiais, inovar, interagir sua loja com os consumidores, encantar, preparar sua equipe, o ambiente, investir, pesquisar, focar.
Neste Natal as vendas vão crescer ainda mais, o Brasil é a bola da vez, mercado aquecido, varejo crescendo, ascensão das classes D e E para C, em breve serão mais de 60% do mercado consumidor. Não está preparado para esta data? Faça promoções, aumente os prazos de pagamento, desenvolva materiais criativos de ponto-de-venda, treine suas equipes, faça mídia na rádio, carro de som, televisão, faixas, panfletos, email marketing, redes sociais, site, etc.
Agora vamos ver quem vai ganhar mercado, capturar melhor esta oportunidade, fazer acontecer, faturar para investir mais no ano que vem.
Tá com dúvidas? Desculpas, você acabou de perder novamente o Natal!

Para quem colocou o circo na rua, boas vendas e parabéns! 
Para quem pensou, pensou e não acreditou, coloca pelo menos os velhos enfeites de Natal para fora e decora seu caixa.

Boas Festas e Boas Vendas!


GESTÃO E ESPIRITUALIDADE

Este é um tema pouco difundido e usado nas empresas e pelos gestores de hoje, apesar de ser uma excelente ferramenta na gestão de pessoas.
Espiritualidade é uma dimensão da pessoa humana que traduz, segundo diversas religiões e confissões religiosas, o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada uma das referidas religiões comporta uma dimensão específica a esta descrição geral, mas, em todos os casos, se pode dizer que a "espiritualidade" traduz uma dimensão do homem, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implícito  a sua mais profunda essência e aspiração.
Ela é a relação natural do homem com Deus. Pessoas espiritualizadas são aquelas que compreendem que são espíritos, feitos muito mais do que de matéria. A Espiritualidade não está diretamente ligada com nenhuma religião em específico, representando assim qualquer ligação do ser humano com seu criador. É diferente de religião, pois não apresenta dogmas ou crenças em específico, sendo assim sinônimo de libertação. Representa, também, o desapego com os bens materiais e com pessoas. O maior objetivo de todas as pessoas é o amor incondicional, desapegado e sem críticas ou julgamentos. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
No meu ponto de vista e nas minhas experiências e vivências no campo da gestão e do espírito, acredito que esta ferramenta é capaz de transformar pessoas, empresas e resultados, mas como funciona? como implanta-la? É fácil, é difícil, o que preciso fazer? 
Não sou um especialista no assunto, nem um estudioso do tema, mas um vivenciador, e baseado neste aprendizado passo para os amigos minhas experiências.
Nós gestores precisamos aprender muito com nós mesmos, com nossos colaboradores, familiares, amigos, vizinhos, principalmente percebendo nossas fraquezas e oportunidades de melhora no campo da sabedoria, da paciência, do equilíbrio,  da mansuetude  compreensão, humildade e respeito ao próximo.
Desta forma caminhamos na busca do nosso maior objetivo como ser humano, nossa transformação moral, é com ela que iremos gradualmente percebendo onde podemos e quando podemos mudar nossos atos, gestos, postura, passo a passo, sem alardes, aprendendo neste processo os valores que temos que adquirir nesta caminhada, que é única, pois sabemos que não temos uma segunda chance de causar uma boa impressão, mas podemos e devemos nos dar uma chance de mudar, para melhor, para sempre, sem voltas, sem rodeios, sem lágrimas, sem sangue, mas com amor, alegria, foco.
Precisamos ser homens de bem, apaixonados por gente, acreditando nas pessoas, comprometidos com nosso trabalho, com nosso país, é chegada a hora da mudança, chegar mais cedo em casa para curtir a família, brincar com os filhos, sair com a esposa, assistir um filme juntos, conversar, andar na areia da praia, caminhar na praça, sorrir lembrando as coisas da vida, dividir medos, dançar, comer pipoca juntos.
Chegar no trabalho sorrindo, dar bom dia, abraçar os amigos, dividir as idéias, somar as experiências, multiplicando os resultados e comemorando juntos, presidentes, diretores, gerentes, supervisores, vendedores, administrativo, zeladores, todos, esta é a magia da gestão com espiritualidade, entender com profundidade, de dentro pra fora que todos somos iguais, que estamos hoje momentaneamente com cargos e salários diferentes.
Reforma íntima é a mola propulsora destas mudanças, sair da zona de conforto, reinventar a roda, mudar os rumos da sua carreira, este é futuro, que já é presente, não há mais tempo, este é o novo perfil de gestão, equipe motivada e resultados esperados, comigo tem funcionado, por tanto não é uma tese, e nem uma divagação, é vivência.


PAZ NAS EMPRESAS


Todos nós sabemos das dificuldades dos mercados onde atuamos, e dos esforços extremos que temos que empregar para se conseguir conquistar nosso espaço.
A concorrência, os investimentos, as estratégias, os nossos colaboradores, nossas marcas e produtos, não é fácil se manter no mercado em tempos de globalização.
As classes C, D e E ascendendo e aumentando seu poder de compra, ditando novas regras e deixando muitas corporações alucinadas, correndo sem direção, por que não sabem o que fazer com este público, muitos não deram atenção, outros nunca se interessaram, e agora, o que fazer? Correr na frente, e buscar corrigir o tempo perdido.
Vejam bem, este inicio foi necessário para chegarmos a uma conclusão: como podemos fazer tudo isto que acima citamos? Por onde começar? Como lidar?
Nossa maior preocupação neste tema é entender porque os mercados estão tão complicados e competitivos, e nós perdemos tanto tempo nos atacando, se estranhando, querendo derrubar o colega, atrapalhar a promoção do outro, criar intrigas no ambiente de trabalho, fofocas, melindres  armadilhas, mentiras, enquanto os nossos concorrentes nadam de braçada conquistando nossos clientes, ao qual investimos milhões, noites de sono, estratégias bem montadas, visitas, negociações, e por ai vai...
Meus amigos, CEO,  Diretores, Gerentes, Supervisores, Vendedores, Promotores, Zeladores, todos sem exceção, nosso inimigo está fora da empresa e não dentro de casa.
Vamos unir nossas forças e ideias em prol de nossa empresa, de nossa gente, das nossas estratégias, nossos talentos e ir pra cima, pra rua, para o mercado, nossos concorrentes, é lá que devemos lançar o olhar e todas as nossas energias, na conquista e fidelização de nossos clientes e do mercado ao qual estamos inseridos.
A empresa é como nosso lar, uma grande oficina de transformação moral, são nestes ambientes que devemos praticar a boa vontade, a gentileza, a paciência, a mansuetude, e generosidade.
Acima de todos os nossos esforços, do nosso preparo, da nossa formação e de nossos objetivos, existe uma força maior que rege tudo e a todos, não cai um fio de cabelo, sem a permissão de Deus, façamos a nossa parte agora, não sabemos o dia de amanhã, respeitemos nossos chefes e subordinados, nossa esposa e nossos filhos, nossos vizinhos, perdoem mais, falem menos e escutem mais, afinal, temos duas orelhas e uma só boca.
Vamos refletir, não tenho a verdade, mas tenho a boa vontade de buscar me transformar pelo menos em um Homem de Bem.

Abraços a todos.

















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